segunda-feira, 25 de maio de 2009

A sistemática e as ciências em transformação


A sistemática filogenética criada por Henning em 1950, como uma nova metodologia para classificar os organismos, tem como principal conceito o agrupamento dos seres em filogenias ou cladogramas, baseados em características determinadas através de relações de parentesco e ancestralidade.
Esta metodologia caracterizou uma nova forma de entender e de associar a diversidade biológica. Assim a sistemática filogenética propõe ,uma ordenação da diversidade observada, e o entendimento de quais processos são responsáveis por ela.
A Sistemática, porém, não surgiu apenas a partir de Henning, mesmo Aristóteles já classificava os organismos em três reinos, Mineral, Animal e Vegetal. O que quero ressaltar é que novas metodologias vão surgindo para analisar e complementar métodos já existentes, e que, é este confronto de idéias que oportuniza às ciências um entendimento cada vez maior do nosso planeta.
Para a contribuição em outras áreas da Biologia e para o conhecimento da diversidade biológica há necessidade de que estas atualizações sejam divulgadas. E devemos fazê-lo desde as Universidades até a educação básica. Inserindo conceitos e apresentando possibilidades permitimos aos alunos entender como os organismos estão relacionados, mas, acima de tudo, podemos demonstrar como as ciências acontecem e de que maneira elas são modificadas e melhoradas.
AMORIM, D. S. . Fundamentos de Sistemática Filogenética. Ribeirão Preto: Holos, Editora, 2002. 156 p. GUIMARÃES, M.A. Uma proposta de ensino de zoologia baseada na sistemática filogenética. In: XII ENDIPE - Conhecimento local e conhecimento global, 2004, Curitiba. p. 1074-1084. 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário