domingo, 31 de maio de 2009

Aulas práticas na formação dos alunos

Para a formação de cidadãos é necessário que se invista na educação das crianças. E para isso, é importante que se forme profissionais competentes e capacitados para lidar com os diferentes situações e tipos de alunos, esses profissionais devem estar capacitados para conciliar as diversas formas de ensino, tanto teórica quanto as aulas práticas.
Pimenta (2004) afirma que para se aprender é necessária a prática, e não poderia ser diferente com a biologia. Onde existem áreas ou conteúdos que muitas vezes são de difícil entendimento se não houver a aula prática, principalmente quando se trata de estruturas ou seres microscópicos, o que torna as aulas teóricas totalmente sem sentido.
O bom professor deve estar sempre preparado para a utilização de aulas práticas, pois, segundo Tiba (1998) é responsabilidade do educador provocar no aluno o prazer de aprender, e a aula pratica tem o poder de prender a atenção do aluno, fazendo com que este muita vezes obtenha melhores resultados com a aula prática que somente com a teórica. Com a aula prática muitas vezes um tema que para o aluno era considerado sem importância passa a ser super interessante.
Tiba (1998) diz que uma boa aula é como uma refeição, quanto mais atraentes estiverem os pratos que o cozinheiro oferecer, mais desejarão saboreá-lo. Com a aula o processo é o mesmo, quanto mais o educador se dedicar ao conteúdo, quanto melhor for sua didática, mais o aluno terá prazer em aprender. Assim se o educador conseguir conciliar as aulas teóricas com as práticas pode despertar no aluno o prazer em conhecer, o prazer de buscar aprender cada vez mais. Pois, segundo o mesmo autor o aluno pode aprender por obrigação, para passar de ano, ou como dizem, para vencer na vida, mas se as informações passadas pelo professor forem bem apresentadas, os alunos terão curiosidade e prazer em aprender.
Para Chalita (2001) a educação não pode ser vista como um depósito de informações, a educação deve ser vista como algo mais palpável, mais acessível a todos e a aula prática tem esta capacidade, de trazer assuntos distantes para o dia a dia. O aluno tem o direito de saber que também é capaz de visualizar uma célula, uma bactéria, de produzir mudas, de manipular produtos químicos, dentre tantas outras ares abrangidas pela biologia.
A aula prática é fundamental em qualquer área, mas, importante dentro da biologia, visto que se trata de seres vivos, e qualquer aluno considera muito interessante entender na pratica como funciona estes seres e todas as suas relações com o meio em que vivem, uma vez que ao estudar os seres vivos esta também estudando o ser humano.


Referenciais bibliográficos:
CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto, Editora: Gente, São Paulo, 2001.
PIMENTA, S., G. e LIMA, M. S. L. Estágio e docência, Editora: Cortez, São Paulo, 2004.
TIBA, I. Ensinar Aprendendo: Como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização, Editora: Gente, 10ª Ed, São Paulo,1998.

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