quarta-feira, 13 de maio de 2009

A memória e o aprendizado

“Memória é aquisição, a informação, a
conservação e a evocação de informações”
Izquierdo(2002)
Estas lembranças podem ser retidas de diferentes formas, através de nossos sentidos, como o tato, a audição, e a visão. As informações sobre as memórias são importantes para que possamos lidar melhor com cada tipo de pessoa, pois, a memória define a personalidade das mesmas, dependendo de qual ambiente estas foram criadas e de como isso às afetou emocionalmente.
Para os professores as informações sobre as memórias são muito importantes, pois, pode auxiliar no ensino, para que o mestre entenda que cada aluno arquiva na memória coisas diferentes, de diferentes formas.
Alguns alunos podem até não saber a resposta a uma pergunta feita pelo professor, mas se este diz uma palavra relacionada ao conteúdo, estimulando as lembranças do aluno, ele logo consegue responder a questão.
Os alunos com problemas familiares, problemas pessoais ou outro qualquer, apresentarão maior dificuldade de aprendizagem que aqueles sem nenhum problema, e deve-se entender que isto não é uma opção do aluno, e sim uma forma de reação da memória. O conhecimento sobre memórias pode ajudar o professor a repassar o conteúdo em sala de aula, relacionando as matérias com conhecimentos e vivencias do cotidiano do aluno, como a primeira bicicleta, o primeiro beijo, a primeira namorada e tantas outras lembranças. Isso pode fazer com que o aluno ao lembrar de fatos marcantes de sua vida, lembre-se também do conteúdo dado pelo professor.
As memórias que não são consideradas importantes e arquivadas pelo cérebro são descartadas, por isso quando o aluno não é incentivado a buscar conhecimento e aprender, ele acaba por decorar a matéria e em pouco tempo não se lembra de mais nada do conteúdo estudado, o que acontece é que o aluno não conseguiu relacionar ou vincular a informação a nenhum fato, eram informações soltas e por isso rapidamente foram descartadas. Daí a importância da didática do professor, quanto mais vínculos ele criar a respeito do conteúdo, mais tempo o aluno irá lembrar do que foi dito, só então terá aprendido o conteúdo.
O aprendizado é o resultado da interação entre memórias e o ambiente em que se vive, ele é construído e reconstruído continuamente, em todos os momentos da vida.
O professor que tem o conhecimento de como funciona a memória tem maior facilidade de trabalhar com os alunos, sabendo a melhor forma de fazer o aluno aprender. A lembrança deste professor certamente ficará armazenada na memória dos alunos, e será para sempre levada com os mesmos, pois, os bons momentos e as pessoas marcantes de nossas vidas dificilmente são esquecidos.

Referênciais Bibliográficos:
IZQUIERDO,I.Memória, Ed. Artmed,2002;

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