segunda-feira, 25 de maio de 2009

Características de identificação, estranhas, mas necessárias


A identificação de espécies, é uma prática desenvolvida a muito tempo, e são utilizadas várias características para sua execução. Em insetos, assim como em outros grupos um potencial caractere para a distinção entre espécies é a genitália, seja ela masculina ou feminina. Essa característica é utilizada, pois se mostra altamente adaptada e diferenciada mesmo entre espécies muito próximas filogeneticamente.
A seleção sexual parece ser uma boa resposta para essa diferenciação, visto que o sucesso reprodutivo de uma espécie parece depender em grande escala da evolução das genitálias tanto masculinas como femininas.
Machos e fêmeas apresentam em alguns grupos uma condição chamada de coevolução que acontece exatamente para um maior especificação entre os indivíduos de mesma espécie, evitando o cruzamento entre organismos de espécies diferentes gerando híbridos.
Nos táxons onde a fêmea tende a copular com mais de um macho existem adaptações ligadas ao impedimento destas relações. O macho, de alguma maneira, normalmente, causando lesões as genitálias das fêmeas, busca impedir a cópula com possíveis competidores. Há casos extremos onde alguns machos investem toda sua possibilidade reprodutiva em uma única fêmea, e para garantia de sucesso da prole, ele deixa sua genitália presa ao aparelho reprodutor feminino, ele impede a outros machos, mas em conseqüência perde sua genitália.
Com características distintivas bastante importantes os estudos com genitálias em Drosophilidae representam um grande avanço na descrição, redescrição e nos estudos sobre relações de parentesco de espécies, e se tornaram uma ferramenta muito importante por apresentar uma diferenciação rápida evolutivamente falando.
Contudo ainda há algumas questões a serem discutidas sobre a importância desta característica para a identificação e até para a descrição de espécies, pois em alguns táxons a diferenciação da genitália não acompanha a diferenciação de outras estruturas.
Desta forma, ficam as dúvidas, qual seria a origem destas variações e qual a influência delas na evolução e adaptação das espécies?.
ANDRADE, C.A.VIEIRA, R.D.ANANINA, G. KLACZKO,L.B. Evolution of the male genitalia: morphological variation of the aedeagi in a natural population of Drosophila mediopunctata. Genetica. 2009 Jan;135(1):13-23. 2008.
HOSKEN, D. STOCKLEY, P. Sexual selection and genital evolution. Trends in Ecology and Evolution. V. 19. n. 2. February. 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário