terça-feira, 28 de abril de 2009

Lembrança e aprendizado


As relações entre memória e aprendizado são intimas e é praticamente impossível definir onde estão os limites que as. Contudo é necessário entender bem como os processos biológicos de memorização, ocorrem para que a orientação do aprendizado seja produtiva. O entendimento de que a memória funciona como um filtro de informações que se coordena e organiza criando caminhos para o conhecimento novo que, obrigatoriamente, passam por conhecimentos gerados anteriormente, traz consigo uma vantagem enorme que pode auxiliar muito no planejamento de aula dos professores. E é aqui que o diálogo e a recordação ganham força sobre a decoreba e realmente refletem o papel de construção do conhecimento e não de passagem de saberes em uma via de um único sentido. É curioso entender que os fatos são armazenados inconscientemente e que da mesma forma são direcionados a diferentes áreas do cérebro determinando que quando a lembrança é requerida várias fontes são acionadas, isso demonstra a importância de estimular a audição, visão e todos os outros sentidos para que sejam criadas cada vez mais ligações entre as várias áreas e para que estas ligações sejam perpetuadas na memória. Muitos conceitos ficam armazenados conosco por estarem associados a situações marcantes de grande impacto emocional, como datas, situações vexatórias e conquistas pessoais. Neste sentido no processo de ensino- aprendizagem sempre que emoções são ligadas, aparentemente resultam num melhor entendimento e memorização, já que normalmente afetam percepções e conceitos diferentes e nos levam a conflitar nossas próprias idéias internas, forçando a criação e desenvolvimento de novos conceitos. Retornamos então ao conceito de construção do conhecimento e compreendemos o quanto a forma como as informações são absorvidas e assimiladas são importantes, pois determinam o grau de relevância que as lembranças terão em nossa memória e revelam que a memória e o aprendizado requerem muita atenção e, acima de tudo, estímulo.
Gentile P. Lourenção G. Lembre-se: sem memória não há aprendizagem: Conhecendo como o cérebro guarda informações você vai ajudar os alunos a fixar os conteúdos estudados em classe. Brasília. v. 18, n. 163, p. 42-47, jul., 2003.

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